Revista HOLOS publica Vol. 1 de 2013 | FalaRioGrande.com.br


28 de março de 2013
por

Revista HOLOS publica Vol. 1 de 2013

A Revista HOLOS apresenta seu primeiro volume de 2013, com a ampliação de indexação de novas bases. Os indicadores de citações do Google Scholar Metrics de novembro de 2012 também apontam o periódico com dados de visibilidade e influência no índice h5 igual a 4, e a mediana h5 igual a oito. Esses dados refletem o aumento dos downloads dos artigos publicados no periódico, como também a elevação mensal de submissões de novos trabalhos científicos.
Além disso, os novos indicadores do Qualis da CAPES publicados recentemente contemplam a revista em duas novas áreas: Ciências Ambientais com conceito B3 e Filosofia com B4. Isso amplia consideravelmente a inserção no Qualis da CAPES, considerando os conceitos nas demais áreas: B2 na área Interdisciplinar e de Serviço Social; B3 em Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 em Engenharia e Geografia; B5 nas Engenharias I, II e IV, Ciências Agrárias, Ensino e Geociências; e conceito C em outras.

Este volume traz 19 artigos nas mais diversas áreas do conhecimento, algumas das quais vinculadas a temáticas interdisciplinares, conforme se descreve a seguir.

Os cinco primeiros artigos discutem questões vinculadas aos recursos hídricos, a saber: Gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio Grande do Norte; Produtividade do capim elefante irrigado; Qualidade das águas subterrâneas em área irrigada; Gestão integrada e participativa dos recursos pesqueiros; Qualidade de águas de poços dos assentamentos da Chapada do Apodi/RN.

Na sequência, têm-se mais dois artigos focados na questão ambiental. Um aborda a contaminação em filés de tilápia comercializados no Mercado Modelo de Currais Novos/RN; e o outro trata de audiências públicas ambientais e racionalidade ambiental – perspectivas e desafios.

O artigo de número oito traz uma revisão sobre hidrocarbonetos policíclicos aromáticos de fontes automotivas, seguido de uma contribuição sobre a influência do retardante de chama em compósito de palf e poliéster não-saturado, que constitui o nono artigo.
Já o décimo artigo apresenta as propriedades termofísicas de compósito de matriz de gesso e fibra vegetal como vantagens para sua aplicação.

A décima primeira contribuição trata sobre a informação tecnológica, identificação e suas aplicações através do banco nacional/internacional de patentes.

Os artigos seguintes, de números 12 e 13, discutem sobre cultura organizacional, sendo que o primeiro traz contribuições à melhoria dos processos em unidade da UFPB, enquanto que o segundo aborda as instituições militares de ensino.

O décimo quarto artigo, por sua vez, traz uma contribuição à institucionalização de políticas públicas de promoção da igualdade de gênero.

A eficiência dos gastos públicos em assistência hospitalar nas capitais brasileiras entre 2008-2010 é apresentada na décima quinta contribuição ao periódico.

Uma discussão da evolução do conceito de filiação e sua aplicação na sociedade manauense constitui a temática do décimo sexto artigo, o qual trata, entre outras questões, de adoções homoafetivas e filhos oriundos de inseminação artificial.

Os três últimos artigos discutem temáticas da área de ensino, em particular uma abordagem sobre o bioma do cerrado, a interdisciplinaridade em curso técnico do IFRN e, “entre rosas e espinhos”, a avaliação e a educação à distância.

Ao fim desta apresentação, aproveitamos a oportunidade para comunicar à comunidade científica nosso pesar pelo falecimento do jovem professor/pesquisador da área de tecnologia mineral, Bruno Rodrigo Borges Fernandes, autor de artigos neste periódico e docente do Instituto Federal da Paraíba. Em seu breve percurso acadêmico, trilhou os caminhos do IFRN, da UFPE, do IFAP e do IFPB. Que este exemplo perenize uma ciência humanista pautada no desenvolvimento social.

Mais uma vez, agradecemos aos avaliadores ad hoc pelas colaborações para a manutenção da qualidade deste periódico, como também aos autores pela credibilidade com suas sempre qualificadas contribuições e aos leitores, que difundem este periódico nos quatro cantos deste belo mundo.

Enfim, renovamos o convite para apreciar mais uma edição da HOLOS - ISSN 1807-1600  em

Abraços,
J Yvan Leite


Este artigo ainda não possui comentários

Responder

XHTML: Você pode utilizar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>